Antonio Bosco de Lima

LIMA, A. B.

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela UNICAMP na área de concentração História, Filosofia e Educação (2012). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na Educação Básica como Professor e Diretor de Escola, e na Educação Superior ministra aulas na área Políticas e Gestão da Educação na graduação e no PPGEd/UFU. Tem desenvolvido pesquisas com os seguintes temas: políticas educacionais, estado, democracia e controle social. Nestas áreas temáticas, resultantes de pesquisas, publicou livros pela Alínea, Xamã, Edunioeste e Edufu. Escreve contos, crônicas e poesias, que é uma forma de se manter lúcido no mundo da produtividade acadêmica.

Arlindo José de Souza Junior

SOUZA JUNIOR, A. J.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atua na formação inicial e continuada de professores na graduação e na pós-graduação. Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Formação de Docente, Educação Popular e Cultura Digital.

Celso Cintra

CINTRA, Celso

Celso Luiz de Araujo Cintra é compositor e professor de música na Universidade Federal de Uberlândia.

Celso Cintra é Doutor em Música pela USP, Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP, onde concluiu o Bacharelado em Composição e Regência e foi aluno de Edson Zampronha, Flo Menezes e Edmundo Villani-Côrtes.

Pesquisa a obra do musicólogo francês Alain Daniélou, cujo trabalho se baseia no estudo de diversas músicas orientais, principalmente a música indiana.

Emerson Ferreira Guerra

GUERRA, E. F.

Professor do curso de Geografia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, no campus de Nova Iguaçu. Cursou a graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense UFF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Desenvolve um trabalho Indigenísta há mais de uma década tendo a oportunidade de trabalhar com vários povos em diversos estados brasileiros na condição de pesquisador, educador, assessor técnico e consultor nas áreas de meio ambiente, Gestão territorial, identificação de terras indígenas, educação, saúde e segurança alimentar.

Guimes Rodrigues Filho

RODRIGUES FILHO, G.

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na pesquisa atua em reciclagem de resíduos poliméricos industriais e urbanos. Na extensão desenvolve uma série de projetos de inclusão sócio-cultural-racial, através da cultura afro-brasileira, de crianças, adolescentes e adultos com financiamento do MInistério da Cultura/PETROBRAS, Prefeitura de Uberlândia e PROEX-UFU. Desde 2006 é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU (NEAB-UFU). No NEAB coordena o grupo de estudos em cultura afro-brasileira com ênfase na Capoeira Angola. Em 19/12/2008 recebeu o título, da Câmara dos Vereadores, de Cidadão Honorário de Uberlândia. Orientou em 2009 as alunas vencedoras do I Prêmio Sunivil de Inovação na categoria ecologia. Foi coordenador e bolsista do subprojeto História e Cultura Afro-Brasileira do Programa PIBID/UFU-CAPES de 2010 a 2014. Orientou a primeira Tese de Doutorado no Brasil sobre A Bioquímica e a Lei Federal 10.639 de 2003 que obriga o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todos os níveis da educação brasileira.