Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação

Não é possível no espaço discursivo acadêmico-universitário dizer qualquer coisa de qualquer modo. Esse confronto provoca uma outra relação com o saber e com a sua produção. É notório que o conhecimento produzido nos círculos acadêmico-universitários se caracteriza, basicamente, por se afastar, radicalmente, daquele produzido no espaço do senso comum, mesmo quando o aluno universitário faz dele o seu ponto de partida. Então, a tarefa que se apresenta a um aluno universitário em seu processo de entrada nessa ordem discursiva que lhe impõe outros modos de dizer comporta uma mão de via dupla: por um lado, para que se constitua nesses novos modos de dizer, ele, necessariamente, precisa se submeter às leis que compõem as regras de construção discursiva de tais modos; por outro lado, precisa encontrar uma maneira de subverter essas regras de tal forma que a elas não sucumba.