Relatório II - Comissão da Verdade: a face civil da ditadura

Luis Otavio Canevazzi
Luiz Fellipe de Assunção Fagaráz
Marina Rodrigues Goulart

A Subcomissão da Verdade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba "Ismene Mendes" foi criada por termo de cooperação assinado entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg). A equipe de pesquisadores foi constituída por estudantes dos cursos de Direito e de História da Universidade Federal de Uberlândia, e seus trabalhos foram desenvolvidos sob coordenação dos conselheiros. Conforme as pesquisas levavam a Subcomissão a nomes e cidades específicas, eram solicitados os autos de alguns processos junto aos Tribunais, documentos e arquivos de instituições para que as devidas informações fossem confirmadas. Assim, o primeiro relatório se ateve à história de uma das vítimas do período e o segundo – e presente – relatório foca em um agente da ditadura. A Subcomissão acredita ter atingido alguns dos objetivos das Comissões da Verdade, como o esclarecimento dos fatos de violações aos Direitos Humanos e a promoção do esclarecimento dos casos de mortes, torturas e desaparecimentos. Por meio da reconstrução da história e de alguns casos, muitos fatos relevantes – mas não todos – foram desconstruídos e analisados.

DOI http://dx.doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-461-2

***Acesse o primeiro relatório***