Sequências didáticas: propostas para o ensino dos gêneros

Elisete Maria de Carvalho Mesquita
Eliana Dias

Estão reunidos nesta publicação os trabalhos de diferentes autores que se debruçaram sobre as características textuais-discursivas de diferentes gêneros que devem ser trabalhados na sala de aula: resenha crítica, memórias literárias, charge, epitáfio, paródia, artigo de opinião, mangá, conto, miniconto e crônica. O objetivo é oferecer ao professor ideias para se trabalhar com diferentes gêneros na sala de aula.

Entendemos que as diretrizes dos PCNLP levantaram uma grande discussão a respeito do trabalho com os gêneros, mas ainda faltam materiais didáticos e paradidáticos que possam ajudar o professor. Na tentativa de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, apresentamos, nesta publicação, dez Sequências Didáticas (SD) voltadas para o Ensino Fundamental II e Médio.

Acreditamos que esta publicação poderá contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos de forma interativa e dialógica, podendo, também, contribuir sobremaneira para o êxito dos alunos, não apenas nas atividades escolares, mas também em suas ações e interações sociais dentro e fora da escola.