Vamos ao laboratório? Experiências de Química para o Ensino Médio

Luis Antonio Ortellado Gómez Zelada
Hélio Siqueira Aidar

Um conjunto de experimentos seguros e didáticos para ensinar Química com materiais alternativos.

O livro traz 42 experiências elaboradas com materiais facilmente acessíveis e de baixo custo, para favorecer, principalmente, as escolas públicas. A segurança dos experimentos foi exaustivamente testada. Trata-se de projeto aprovado e desenvolvido no Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Segundo o Prof. Hélder Eterno da Silveira, "a experimentação em Química tem sido apontada como fundamental para o processo ensino-aprendizagem dessa ciência. Todavia, a realidade nas escolas é outra: espaços laboratoriais sucateados, armazenamento inadequado de reagentes, falta de materiais e recursos para os experimentos, estrutura pedagógica que não contempla a possibilidade de atividades experimentais, dentre outros fatores que dificultam a implementação de práticas didático-pedagógicas cujo foco esteja na experimentação. Tais fatores, ligados à fragilidade da formação docente, têm sido determinantes no abandono das práticas experimentais na escola".

Para ele, a experimentação nas aulas de Química é imprescindível: "Eis aí a importância desta obra, que pretende auxiliar os professores na implementação de atividades experimentais nas escolas de ensino médio, tendo em vista o pequeno número dessas atividades nos livros didáticos e também a escassez de materiais que possam dar subsídios aos docentes para realizar tais atividades".

O prof. Hélder enfatiza que "os autores propõem atividades que possam ser realizadas na escola – mesmo que não tenha um laboratório estruturado para esse fim – com a escolha e utilização de materiais acessíveis e roteiros adequados ao nível da aprendizagem dos alunos da educação básica. Eles também tiveram o cuidado de alertar para os riscos químicos da manipulação dos materiais e optaram por reagentes mais adequados ao contexto da educação básica."