ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: concepções, práticas e desafios

Marilene Proença Rebello de Souza
Silvia Maria Cintra da Silva
Katia Yamamoto

Considerando que é por meio das universidades, reconhecidos centros de formação profissional, que se desenvolvem os estudos e experiências de práticas interventivas em Psicologia Escolar e Educacional, elencamos algumas perguntas: como os profissionais que se encontram na rede pública de ensino têm se apropriado dos conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico? Tais ações têm acompanhado o supracitado percurso da área no que se refere ao compromisso social do psicólogo com uma prática emancipatória frente à educação de forma geral e, mais especificamente, às queixas escolares? Que políticas públicas têm sido geradas no campo da atuação do psicólogo frente à demanda escolar?

Assim, com o objetivo de conhecermos a atuação profissional de psicólogos, elaboramos a pesquisa que é apresentada neste livro, realizada nos seguintes centros brasileiros de formação: Acre, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Sabemos que esses estados não exaurem a realidade nacional, mas como o leitor poderá conferir, fornecem valiosos dados para começarmos as discussões nesse campo da atuação profissional que, por sua vez, podem fomentar novas investigações e expandir a inadiável discussão nessa área.

RESENHA

VECTORE, Celia. Atuação do psicólogo na educação básica. Psicol. Esc. Educ.,  Maringá ,  v. 19, n. 2, p. 397-399,  ago.  2015 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000.... acessos em  09  ago.  2017.

Esgotado****