AVALIAÇÃO DAS NEOFORMAÇÕES PSICOLÓGICAS DA IDADE PRÉ-ESCOLAR

978-85-7078-361-5
Luis Quintanar Rojas
Yulia Solovieva

De um modo geral as crianças que se beneficiam da avaliação neuropsicológica são aquelas que apresentam dificuldades em seu desenvolvimento e na aprendizagem escolar. Portanto, este livro interessa a todos os profissionais que atuam com Educação Infantil e é dirigido para fundamentar a educação de qualidade de todas as crianças de 0 a 6 anos.
Tratar as dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem na idade escolar de modo pedagógico científico, como propõe este livro, é em si um salto de qualidade significativo em relação às tristes formas de medicalização da infância que vêm, infelizmente, avançando em nossa realidade – envolvendo tanto as crianças que têm problemas de adaptação à escola quanto as que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Tratar as dificuldades de aprendizagem da criança como se fossem problemas próprios dela e não resultado da educação que nós adultos lhes proporcionamos é um obstáculo para a constituição e o desenvolvimento das qualidades humanas nas crianças e, consequentemente, para a constituição de sujeitos aprendizes.
Quando acreditamos que as características de inteligência e personalidade são próprias de cada um e dadas biologicamente, atribuímos à educação um papel secundário no desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem das crianças torna-se um estigma e não um ponto de partida para a intervenção do professor para promover a transformação das condições que geram essas dificuldades.

ESGOTADO***