DISCUSSÕES TUSCULANAS

R$ 55,00
ISBN: 
978-85-7078-308-0
Ano: 
2014
Edição: 
1ª Edição
Área: 
Filosofia
Autor(es): 
Marcos Túlio Cícero
Idioma: 
Latim / Português

Marcos Túlio Cícero redigiu “Discussões tusculanas” por volta de 45 a.C. para divulgar a filosofia estoica.

Endereçada a Marcos Bruto, os cinco livros registram a exposição entre um mestre e um aluno sobre os meios de alcançar a felicidade. A conjuntura para Cícero não era a das melhores: perdera a filha Túlia e retirara-se da vida pública para sua vila em Tusculum, nas colinas albanas no Lácio. Desse modo, a consecução da felicidade não é simples.

Conforme no prólogo de sua obra “A divinação”, Cícero sumariza “as Discussões Tusculanas [...] tratavam dos fundamentos da vida feliz, a primeira sobre o desprezo da morte, a segunda sobre suportar a dor, a terceira sobre mitigar a dor, a quarta sobre as perturbações psicológicas e a quinta sobre a coroa de toda a filosofia: a afirmação (estoica) de que a virtude é em si mesma suficiente para a vida feliz”.

Cícero, nas “Disputationes Tusculanae”, revela a objetividade prática, um traço característico da Weltanschauung romana. Não se debruça sobre questões metafísicas; aborda temas que inquietam qualquer vivente, perplexo ante problemas inevitáveis e sem soluções visíveis: a morte, a dor física, o sofrimento moral, a busca de felicidade, o beate vivere.

ESGOTADO

***ESGOTADO