DO PÚBLICO AO PRIVADO, DO CONFESSIONAL AO LAICO: a história das instituições escolares na Ituiutaba do século XX

978-85-7078-237-3
Sauloéber Tarsio de Souza
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

A proposta de publicação desta coletânea de textos surgiu paralela à chegada da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Ituiutaba, com a implantação do primeiro campus avançados dessa instituição, no ano de 2006. Buscamos reunir os trabalhos (em nível de mestrado) já produzidos sobre a história de algumas das mais antigas escolas da cidade, tentando demonstrar as pecualiaridades locais, como o predomínio do ensino privado e confessional até a década de 1960, quando ocorre uma inversão na relação público/privado, no que se refere às entidades mantenedoras do ensino no município. [...] convidamos os leitores a olharem o processo histórico tijucano, passando por alguns dos aspectos culturais, políticos e econômicos do município, tendo como ponto de partida o universo educacional local, focado a partir de algumas das escolas mais antigas que deram forma ao sistema de ensino do município.

**ESGOTADO**