EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: a Pedagogia em Foco - vol 2

978-85-7078-365-3
Eucidio Pimenta Arruda

Neste segundo volume procuramos dar continuidade à proposta de apresentar discussões atuais sobre Educação a Distância e políticas públicas para o seu fomento. Apesar de estar se consolidando cada vez mais como uma modalidade de educação, a legislação que regulamenta a EaD é relativamente recente no contexto da história da educação brasileira. Este livro trata das dimensões de formação dos formadores, ou seja, os professores que atuarão na educação básica, cuja formação se dá pela EaD. A relevância da temática inclui as discussões atuais sobre a qualidade da formação do professor nas modalidades presencial e a distância. Os capítulos visam demonstrar a importância de ampliar as possibilidades de formação de professores em um país cujas dimensões continentais tendem a privilegiar a ausência de profissionais qualificados para formarem com qualidade seus alunos. Formar o professor da educação básica com boa qualidade em contextos de grandes dimensões continentais e ausência física de instituições públicas de ensino superior torna-se um dos grandes desafios das políticas públicas educacionais contemporâneas. O sistema Universidade Aberta do Brasil, criado pelo Decreto nº. 5.800, de 2005, consistiu em uma política positiva para minimizar esse problema e garantir a observância da legislação educacional no que tange à presença de profissionais qualificados nas escolas.