ESCRITAS DA HISTÓRIA: narrativa, arte e nação

978-85-7078-146-8
Elio Cantalicio Serpa
Marcos Antonio de Menezes

Escritas da História: narrativa, nação e arte é uma coletânea proposta pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Gioás-UFG, que reúne professores de diversas universidades do País do exterior, inclusive o francês François Delaporte contribuindo para enriquecer a historiografia atual. O primeiro dossiê – "História, narrativa e memória"– transita entre a realidade e a ficção, entre arquivos e teoria. Ao vasculhar o passado e circundar a pós-modernidade toma como centro do debate a memória e suas múltiplas possibilidades discursivas. O segundo – "Nação, etnia e política" – elege como foco de suas análises não só as práticas políticas projetadas pelo Estado que forjam a idéia de pátria, nação e etnia, como contemplam também os projetos intelectuais que preconizam ações centradas nas utopias que delineiam justiça social e cidadania como possível vir a ser. Por último, o dossiê "História: imagens, teatro e música" nomeia o terreno da cultura e da estética como uma maneira de inventariar o espaço da criatividade e também como o lócus por onde conflitos sociais, valores e atitudes políticas se expressam de forma simbólica, representando a época, as relações humanas, a própria história.

**ESGOTADO**