FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, A: discussões teóricas e práticas

978-85-7078-373-8
Maria Célia Borges
Orlando Fernández Aquino

Várias questões que têm mobilizado a pesquisa no campo da formação de professores nas últimas décadas em nosso país estão contempladas neste livro. Há aqui capítulos sobre as políticas públicas de formação e qualidade de ensino, a triangulação políticas-formação profissional-didática, a pesquisa como princípio pedagógico, a prática pedagógica orientada na formação inicial, a atuação da psicologia escolar frente à inclusão educacional, o ensino da língua materna e da matemática. [...] Ao apostar na valorização profissional e intelectual dos professores e ao exigirem políticas e ações efetivas de formação profissional, atenção à formação inicial e ações propiciadoras da inclusão educacional e social, os autores deste livro expressam sua crença na educabilidade do ser humano e, para isso, no papel da escola. Eles acreditam que os professores são os agentes centrais da qualidade do ensino e da educação, atuando lá na ponta do sistema de ensino onde as coisas efetivamente acontecem.

José Carlos Libâneo