A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS: desafios e possibilidades

Ciências Sociais
MARCEL MANO
MARILI PERES JUNQUEIRA

Pensando nos diferentes temas que percorrem a universidade, a escola básica, a identidade do professor de Ciências Sociais, as políticas públicas para a educação no Brasil, dentre outros, os autores e organizadores Marcel Mano e Marili Peres Junqueira prepararam essa obra voltada para diferentes e diversos interesses sobre o tema.

A obra “A formação do Professor de Ciências Sociais: Desafios e Possibilidades” traz reflexões, análises, discussões, questionamentos e encaminhamentos por meio de testemunhos de diferentes profissionais e seus esforços para agir e pensar na formação de professores de Ciências Sociais.

Para o desenvolvimento do debate, a obra tem nove capítulos divididos em três partes.

• A primeira é sobre a formação inicial do professor na graduação, com experiências e reflexões.
  • A segunda apresenta as aproximações entre a universidade e a escola por meio do levantamento dos impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).
  • A terceira discute sobre a formação continuada do professor de Ciências Sociais com base em duas experiências, a de professores em serviço e a de professores em formação na pós-graduação.

Mano e Junqueira ainda trazem a público, como apêndice, a Carta do 1º Encontro Nacional dos Pibids Ciências Sociais/Sociologia, realizado em dezembro de 2013, na Universidade Federal de Uberlândia.