HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO E SUAS FONTES

978-85-7078-475-9
Sônia Maria dos Santos
Juliano Guerra Rocha

É alentador tornar públicas pesquisas sobre a História da Alfabetização, pelo que contribuem para fomentar a discussão sobre balizas investigativas para a pesquisa da temática. As relevantes perguntas propostas pelos professores Sônia Maria dos Santos e Juliano Guerra Rocha, organizadores da obra, para orientar a elaboração dos capítulos do livro justifi cam essa contribuição: “Como utilizar as fontes selecionadas na historiografi a da alfabetização? Quais são as potencialidades dessas fontes?”. A contribuição vai além, entretanto. As pesquisas iluminam a compreensão de aspectos marcantes da tradição teóricometodológica do campo e também podem ser relevantes para a contextualização de políticas públicas que possam se organizar tomando como norte o processo de alfabetização.