IMAGINAÇÃO LITERÁRIA E POLÍTICA: os alemães e o imperialismo 1880/1945

R$ 35,00
ISBN: 
978-85-7078227-4
Ano: 
2010
Edição: 
1ª Edição
Área: 
História
Autor(es): 
Marion Brepohl
Idioma: 
Português

Neste livro, a autora apresenta um estudo sobre o Imperialismo Alemão (1880-1945), praticando, ainda que por um curto período, na África, na América Latina, num pequeno território da Ásia e, finalmente, na própria Europa. Tema muito pouco conhecido e explorado, ele sugere, no entanto, alguns experimentos que prefiguram a ditadura nacional socialista, sua mentalidade, sues ódios e sua violência.

Não o faz, contudo, por meio de documentos de uma história política convencional, mas sim a partir de textos literários que difundiram, no cotidiano das pessoas comuns, gradativamente, o senso de superioridade do homem branco, a filantropia não solicitada e o racismo.

Temos, neste livro, imagens elaboradas sobre o outro, desde uma perspectiva eurocêntrica, por autores como Karl May, Carl Peters, Balder Olden e Alfred Döblin. De uma sensibilidade a outra, do eu individual ao eu coletivo, da frustração à extrema exaltação, a autora nos revela, a despeito das diferenças entre os gêneros literários, o moldar da arrogância e a tirania da virtude.