TRANSVERSAL E O CONCEITUAL NO ENSINO DE FILOSOFIA, O

José Benedito de Almeida Júnior
Humberto Guido
Márcio Danelon

A aprovação da Lei 11.684/2008 garantiu a inclusão da filosofia no ensino médio. Desde então a comunidade filosófica brasileira está empenhada na confirmação da viabilidade da filosofia no espaço escolar. Com esse propósito um dos objetivos deste livro é demonstrar a pertinência dessa disciplina na efetivação das práticas interdisciplinares, sem as quais é impossível a implementação da transversalidade que desde a década de 1990 passou a orientar as diretrizes curriculares da educação básica. Outra tarefa que consideramos essencial é o trabalho conceitual, próprio do exercício filosófico. Assim, o segundo objetivo é compartilhar alguns estudos analíticos das obras clássicas que reforçam a natureza educativa da filosofia. O livro é destinado aos professores do ensino médio e dos cursos de licenciatura, estando incluídos aí os estudantes universitários. O leitor habituado aos temas filosóficos e das ciências humanas também terá grande proveito na leitura do livro.