***A Edufu informa que neste ano de 2017, por decisão unânime do seu Conselho Editorial, o recebimento de novas propostas de publicação está suspenso por prazo indeterminado.

Assim que for normalizado o recebimento, será postado aviso neste sítio.***

AVISO

  • Os trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas abaixo serão automaticamente descartados.
  • O texto deve estar com o conteúdo e revisão definitivos. Não serão aceitas alterações após a diagramação.
  • A EDUFU não devolve originais.
  • As correções textuais e a normatização estão sujeitas à análise e aprovação do setor de revisão da EDUFU.
  • A EDUFU pode levar de 12 a 24 meses para publicar um livro, dependendo de vários fatores.

TIPOS DE OBRAS PUBLICADAS PELA EDUFU:

A EDUFU publica apenas obras de caráter universitário (individuais ou em coletâneas):

Observações sobre outros gêneros de textos:

-Dissertações e teses

A EDUFU descartará propostas que não tenham passado por adequação de texto acadêmico para o formato de texto de livro, pois teses e dissertações na íntegra se encontram disponíveis em diversos repertórios na rede mundial de computadores.

-Materiais de Eventos

A Editora não publica anais, livros/cadernos de resumos ou quaisquer materiais relativos a eventos.

-Periódicos

Só serão hospedados no portal de periódicos ou impressos pela gráfica da UFU as revistas chanceladas pelo Conselho Editorial da EDUFU e devidamente adequadas às normas de publicação aprovadas no Regimento que regula os periódicos.

COMO ENCAMINHAR PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO:

A publicação de livros e outros produtos editoriais pela EDUFU depende de aprovação do Conselho Editorial, de acordo com os seguintes procedimentos:

1.  Submissão de proposta por meio da plataforma OMP para avaliação de interesse e viabilidade editorial.

2.  Pesquisar na Biblioteca Nacional (www.bn.br) para evitar coincidência com títulos já publicados.

3.  As propostas de submissões serão avaliadas por reunião da Divisão Editorial, Diretoria e conselheiros da área de conhecimento correlata, examinando a viabilidade e interesse editorial antes de enviar as propostas ao Conselho Editorial, procedendo à análise prévia, observando o que determina este Regimento em seu Título III e nas diretrizes firmadas na Política Editorial, manifestando-se pelo:

a) deferimento de viabilidade e interesse editorial da proposta de publicação e encaminhamento ao Conselho Editorial;

b) indeferimento da proposta de publicação quando não atender o que estabelece o Regimento e as diretrizes firmadas na Política Editorial;

4. O Conselho Editorial submeterá as propostas de publicação de obra completa para avaliação de conteúdo e pertinência devendo designar no mínimo 1(um) parecerista ad hoc externo aos quadros da UFU, de notório saber na área de conhecimento da proposta. Sendo o parecer aprovado, caberão os seguintes procedimentos:

5. Quando houver sugestões de mudanças no texto, a proposta deverá ser encaminhada ao proponente para as devidas adequações e concedido o prazo de 30 (trinta) dias para a devolução. A EDUFU poderá conceder a dilação do prazo desde que o pedido se fizer acompanhar de justificativa relevante.

6. Considerando a possibilidade de novas sugestões de mudanças no texto nesta etapa da tramitação da proposta, deverá ser adotado o expediente previsto no item anterior.

7. Se necessário, para o parecer subsequente, será designado outro parecerista ad hoc, de notório saber na área de conhecimento da proposta;

8. Após a aprovação será celebrado o contrato entre a EDUFU e o(s) proponente(s), que neste ato jurídico ratificam a autenticidade dos originais e a responsabilidade civil pela obra.

COMO ENCAMINHAR PROPOSTAS COMPLETAS:

Se aprovado o resumo, o autor terá o prazo máximo de um ano para envio da obra completa, revisada e normalizada (ABNT = citações e referências).

ORIENTAÇÕES GERAIS

É imprescindível que todas as propostas tenham apresentação, introdução ou prefácio.

Recomenda-se que as propostas sejam acompanhadas de verbas de instituições de fomento à pesquisa, como Fapemig, Fapesp, CNPq, entre outros.

O texto original encaminhado deverá estar de acordo com as normas atuais da ABNT, em especial quanto às citações e referências. Todas as citações do corpo do texto devem estar referenciadas. 

Encaminhar originais à direção da EDUFU em duas vias: uma impressa, encadernada em espiral (sem identificação dos autores) e outra em CD-R, identificada. Devem ser entregues juntamente o Formulário de Identificação do Autor/organizador, o termo de entrega e compromisso do autor/organizador e os termos de delegação de competência e de cessão de direitos de uso de texto em obra coletiva (para coletâneas), impressos e assinados (ver formulários abaixo).

APRESENTAÇÃO DAS IMAGENS

Segundo a Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Capítulo IV, Art. 46, incisos III e VIII, “não constitui ofensa aos direitos autorais: [...] a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores”, sendo obrigatória a referenciação das fontes. Fora desses casos, é necessário apresentar autorização de publicação assinada pelo/s detentor/es dos direitos autorais e/ou de imagem (formulário disponível abaixo).

O autor/organizador é responsável por verificar a qualidade das imagens para impressão gráfica.

DIAGRAMAÇÃO, CAPA E PUBLICAÇÃO

A EDUFU é responsável pela elaboração do projeto gráfico de miolo e de capa dos  livros aprovados pelo Conselho Editorial. Os autores/organizadores poderão fazer sugestões, porém a decisão final cabe à Editora.

A EDUFU se responsabilizará pelo fornecimento do ISBN com seu prefixo editorial e código de barras para as obras publicadas com sua chancela, além da editoração (miolo e capa). Não serão aceitas alterações no conteúdo após aprovada a revisão gramatical. Não será aceita alteração no título após a solicitação do ISBN. A desistência de publicar após o início do processo editorial acarreta em ressarcimento à editora por parte do autor/organizador de todas as despesas geradas até então.

A publicação será em formato digital, sendo disponibilizada na página da EDUFU e em possíveis outros repositórios, bibliotecas digitais e base de dados.

Condicionada a julgamento do Conselho Editorial, poderá a EDUFU imprimir obras cuja demanda pela versão física seja razoável. 

Quando impressos fora da UFU, os livros chancelados pela EDUFU deverão seguir o projeto gráfico da Editora e terão sua qualidade editorial acompanhada pela EDUFU por meio de provas impressas de miolo e capa, fornecidas pelo autor ou organizadores.

DIREITOS AUTORAIS

Para garantir a ampla disseminação do conhecimento científico e acadêmico, a EDUFU prioriza o acesso aberto, adotando regimes de direitos autorais de copyleft, creative commons ou licenciamentos similares. Como consequência a EDUFU publica autores cuja a cessão de direitos patrimoniais seja de forma não onerosa.

Saiba mais sobre nossa política de direitos autorais.

                                                                           *** Conheça nossa política editorial completa ***