Editora da UFU

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia – EDUFU tem o propósito de editar obras de natureza acadêmica que efetivamente se destaquem pela qualidade, de modo que sejam referência em uma determinada área do saber pela sua capacidade de pautar o estudo e a pesquisa. A Editora promove, assim, a difusão do conhecimento produzido pela UFU e por outras instituições acadêmicas para a comunidade científica e para o público em geral, contribuindo para a formação do leitor e para a cultura em amplo aspecto.

Os primeiros livros publicados pela Universidade Federal de Uberlândia datam de 1981, com a instalação de sua primeira Comissão Editorial. A partir de 1984, a EDUFU passou a ter cadastro na Biblioteca Nacional para a emissão de ISBN. Em 1986, foi instalado o seu primeiro Conselho Editorial e, em 1996, criada a sua primeira Coleção. Reorganizada e ampliada em 2003, a Editora começou, então, a participar ativamente da vida universitária e do cenário editorial brasileiro. Associou-se à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e foi uma das promotoras do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL). Nessa época, também abriu a sua livraria do campus Santa Mônica, que logo se tornou um importante polo cultural da Universidade e da divulgação da pesquisa das editoras acadêmicas brasileiras.

Com um catálogo de mais de 400 títulos e com livros premiados, a EDUFU lança, em média, 20 livros por ano, oriundos de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com a sua política editorial, as obras da editora são selecionadas por seu Conselho Editorial com o acompanhamento de pareceristas especialistas nas diversas áreas de conhecimento e editadas segundo um criterioso processo editorial.

Contando com total autonomia para selecionar títulos de relevância científica ou impacto cultural, sua produção editorial é custeada pela Universidade por meio de recursos de agências de fomento à pesquisa e por fundações de apoio, bem como pelas receitas da venda dos livros publicados.

 

Diretor: Alexandre Guimarães Tadeu de Soares
E-mail: secretaria@edufu.ufu.br

Recepção da livraria: Thayna Olicio Silva
E-mail: edufu@ufu.br
Telefone: 34 3239-4431

Ocupantes e cargos:
Veja as informações em Equipe.

Horário de Atendimento: 
Segunda à sexta-feira das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

Endereço:
Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, bloco 1S, térreo.