A Edufu tem o propósito de publicar livros e periódicos que divulgam a produção acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, contribuindo para a democratização do acesso às ciências e às humanidades. A Editora é um dos principais canais para a visibilidade institucional da UFU na comunidade científica, contribuindo para seu crescente fator de impacto.

Os primeiros esforços de publicação de livros pela Universidade Federal de Uberlândia são de 1981, com a instalação de uma Comissão Editorial que atuou até setembro de 1986, quando foi criando o Conselho Editorial. Desde 1984 a Edufu está cadastrada na Biblioteca Nacional para emissão de ISBN. A editora foi uma das pioneiras no Programa Interuniversitário de Distribuição de Livro, PIDL. Inicialmente, a editora esteve vinculada a diversos órgãos, acompanhando o crescimento da Universidade. Em 2003, a Edufu passou por um processo de reformulação e ampliação que culminou na abertura da livraria no Campus Santa Mônica e da livraria virtual.

Em média a Edufu publica 40 novos títulos por ano, oriundos de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, além de reedições. As obras enquadradas na Política Editorial são revisadas por pares, passam por um processo editorial criterioso e são selecionadas por um Conselho Editorial composto por representantes de todas as grandes áreas do saber.

Contando com uma gráfica própria, a Edufu possui capacidade de realizar produtos editoriais diversos, desde a impressão sob demanda até a publicação de livros eletrônicos.

Parte do custeio de editoração provém do orçamento da própria universidade, dando autonomia para selecionar títulos de relevância científica ou impacto cultural. Adicionalmente, as receitas de vendas e fomentos cobrem os custos editoriais.

Seu acervo bibliográfico é divulgado e distribuído por instituições congêneres conveniadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), além de disponibilizar seu catálogo pela internet e em outras livrarias.

Quanto aos periódicos, a Edufu assiste o Fórum de Editores de Periódicos (FEP) nos procedimentos editoriais, velando pela capacitação dos editores e secretários. A Edufu é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).  O suporte aos periódicos chancelados inclui o Direct Object Identifier (DOI), hospedagem na plataforma SEER da Universidade, verificação de plágio, participação no Ciclo de Formação Editorial, dentre outros. Atualmente, são cerca de 30 periódicos chancelados, muitos deles no estrato "A" do Qualis, classificação feita pela CAPES.

Regimentalmente, a Edufu é a administradora para explorar comercialmente a marca UFU. Com uma linha de produtos diversa, a imagem da Universidade é divulgada por diferentes meios.

Com essa gestão do patrimônio intelectual, a Edufu é um dos principais veículos de disseminação científica e cultural da Universidade Federal de Uberlândia.

SAIBA MAIS

Documentos: 
Carta de serviços ao usuário — Never downloaded