Ensino médio n. 2: estado atual, políticas e formação de professores

Roberto Valdés Puentes
Andrea Maturano Longarezi
Orlando Fernández Aquino

Esta é a segunda obra da trilogia dedicada ao Ensino Médio, originada como resultado de pesquisas desenvolvidas pelo GEPEDI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O projeto dispõe do apoio do CNPq, da FAPEMIG e de Emenda Parlamentar e conta com a participação de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, das escolas da rede pública estadual de Ensino Médio e da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia. A obra apresenta, na primeira parte, uma análise das políticas, o sistema de avaliação e o desempenho do Ensino Médio no Brasil, no estado de Minas Gerais e na rede pública estadual de Uberlândia. Na segunda parte, discute a implementação desse nível de ensino e sua integração à educação profissional no Brasil, bem como a reforma curricular no estado de Minas Gerais. Por fim, na terceira parte, enfoca os processos de formação docente, as condições de trabalho e de profissionalização nesse segmento. O livro constitui-se, pois, uma obra de referência para pesquisadores que têm o Ensino Médio como objeto de estudo e atuação profissional.