GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS

Maira Nani França
Maria Salete de Freitas Pinheiro
Angela Maria Silva Fuchs

Como parte das comemorações dos 40 anos da Universidade Federal de Uberlândia, a Edufu disponibiliza ao público a versão online do seu livro mais vendido: o “Guia para normalização de publicações técnico-científicas”. Trata-se de uma publicação iniciada no ano 2000, por iniciativa de bibliotecárias da UFU, que é periodicamente atualizada com as alterações da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Após publicar 5 edições, revisadas até 2011, as autoras lançaram esta nova e mais completa edição em que contemplam não apenas as normas para “trabalhos”, mas também para as “publicações” técnico-científicas. Ou seja, além das regras para citações e referências, traz as normas para desenvolvimento de projeto de pesquisa, trabalhos acadêmicos, relatórios, pôsteres, artigos, periódicos, livros, guia de unidades informacionais, resumo/recensão, sumário e índice. Tudo fartamente exemplificado e ilustrado.

O intuito desta obra é auxiliar estudantes e professores na “padronização sistemática dos trabalhos científicos, facilitando o seu acesso e recuperação, tendo em vista que a divulgação dos resultados de pesquisa é fundamental para uma efetiva comunicação científica e favorece a construção de uma nova realidade social”.