EDUCAÇÃO E CULTURAS POPULARES EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS: pesquisas e intervenções

R$ 50,00
ISBN: 
978-85-7078-384-4
Ano: 
2015
Edição: 
1ª Edição
Área: 
Educação
Autor(es): 
Benerval Pinheiro Santos
Cristiane Coppe de Oliveira
Olenir Maria Mendes
Idioma: 
Português

O nosso segundo livro, assim como o primeiro, abre espaços para diferentes formas de compreensão da realidade no contexto da pesquisa em Educação e Culturas Populares. Procuramos novos olhares para a pesquisa, rompendo com o pensamento eurocêntrico de ciências e priorizando os valores humanos da constituição de suas ações e práticas, evidenciando o ensino, a pesquisa e a extensão no espaço acadêmico-científico.

O GPECPOP deseja, com esta obra coletiva, compartilhar, mais uma vez, diferentes olhares, proporcionando diferentes leituras e diálogos que se configuraram em nossa trajetória, marcada pela defesa irrestrita dos saberes produzidos coletivamente pelo povo, para o povo e com o povo, de caráter popular e libertador, por isso mesmo construtor de novos horizontes, superador das desigualdades sociais e implementador de inéditos viáveis (Paulo Freire).

Organizamos esse segundo livro, então, em três partes, que pretendem proporcionar olhares em diferentes faces na temática Educação e Culturas Populares. Nelas se encontra um conjunto de dez textos que se interconectam e que proporcionam ao/à leitor/a contribuições para a compreensão da Educação e Culturas Populares em diferentes contextos educativos, sob diferentes olhares, em uma perspectiva emancipatória.

A primeira parte do livro (Educação Popular e Movimentos Sociais) é composta por quatro capítulos que trazem resultados de pesquisas e ações desenvolvidas na região leste de Uberlândia e buscam, em seu conjunto, construir alternativas à superação de situações de violência, de desigualdades e de exclusões.

A segunda parte do livro (Formação Docente e Práticas Educativas), também composta por quatro capítulos, evidencia artigos que têm em comum a preocupação com questões de formação docente e práticas educativas; buscam em seu conjunto, por meio da construção de alternativas marcadas pelos princípios da Educação Popular, apresentar diferentes alternativas à superação dos processos de produção de desigualdades impostas aos alunos e alunas das classes populares.

O livro é finalizado em sua terceira parte (Infâncias e Políticas Públicas), com dois artigos que apresentam resultados de pesquisas que têm como fios condutores a infância, os processos sociais e políticas públicas de enfrentamento e superação de mazelas históricas.