ENSINO DESENVOLVIMENTAL: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos - 3ª Edição

978-85-7078-419-3
Andrea Maturano Longarezi
Roberto Valdés Puentes

Obra escrita por renomados autores advindos de diferentes países, como Brasil, Cuba, México e Rússia, na qual cada capítulo aborda um autor clássico representante da psicologia e da educação marxista russa, sobretudo do período soviético.

Sua unidade temática se dá em torno da problemática do "ensino desenvolvimental" entendido como ensino voltado à máxima potencialização do desenvolvimento dos alunos, abordados como seres humanos integrais, ou seja, na totalidade de sua personalidade. Mantém-se tal unidade pelo fato dos autores estudados em cada capítulo não serem escolhidos aleatoriamente, mas sob critério de pertença à tradição teórica e epistemológica da "tróika" vigotskiana (Vigotski, Luria e Leontiev), fundada em sólidos referenciais marxistas e na revisão de praticamente todo o conhecimento psicológico produzido até sua época.

Cada capítulo é escrito segundo um plano comum, apresentando o contexto histórico da vida e obra de cada autor, suas principais contribuições teóricas e suas implantações para o ensino desenvolvimental.