LAERTE RAMOS DE CARVALHO E A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO DISCIPLINA ACADÊMICA

R$ 45,00
ISBN: 
978-85-7078-381-3
Ano: 
2015
Edição: 
1ª Edição
Área: 
Educação
Autor(es): 
Bruno Bontempi Júnior
Idioma: 
Português

Em Laerte Ramos de Carvalho e a constituição da História e Filosofia da Educação como disciplina acadêmica, Bruno Bontempi Jr. comunica os resultados de investigação de fôlego no âmbito de uma história disciplinar, neste caso, a História e Filosofia da Educação, o que faz com propriedade por meio da compreensão do contexto que ensejou a constituição e a forma tomada pela disciplina no âmbito da Universidade de São Paulo, com exame minucioso do papel de uma geração de intelectuais vinculados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que, além de terem um papel central na vida acadêmica universitária, também ocupavam espaço privilegiado no debate público da época no jornal O Estado de S. Paulo. De fato, estudos e investigações sobre o processo de constituição de disciplinas escolares e acadêmicas têm se avolumado no Brasil desde meados da década de 1980, sendo este trabalho de Bruno Bontempi Jr. um esforço que merece nossa atenção pela qualidade e pela densidade alcançadas.

É um livro que interessa aos estudiosos e pesquisadores do campo da História da Educação, mas, pela abrangência, também desperta o vivo interesse de um público leitor mais amplo que deseja compreender melhor a constituição do campo acadêmico brasileiro e o papel que diferentes gerações de intelectuais tiveram neste processo. Sem dúvida, é uma obra de grande qualidade e relevância que merece nossa leitura atenta.

Décio Gatti Júnior

Universidade Federal de Uberlândia

 

RESENHA

MUSTAPHA, S. A. S. . BONTEMPI JÚNIOR, Bruno. Laerte Ramos de Carvalho e a constituição da história e filosofia da educação como disciplina acadêmica.. Caxias do Sul: CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2016 (Resenha).