POLÍTICAS E CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria Célia Borges
Sandra Eleutério Campos Martins
Elizandra Zeulli

O objetivo principal desta obra é socializar as teorias e práticas construídas e vividas no Pibid, cujas experiências têm enriquecido e contribuído para a formação tanto inicial quanto continuada dos professores e, consequentemente, interferido na qualidade das escolas públicas. Em nível nacional, o Pibid é um Programa coordenado e subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Seus projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola de Educação Básica.  Os doze capítulos da obra trazem resultados de pesquisa e ricas experiências do Pibid relacionadas à formação inicial de professores em diversos contextos e Instituições. Vale a pena conferir.