Como publicar

Público alvo: 
Estudante
Professor
Técnico-Administrativo
Comunidade externa
Definições: 

CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS EDITADAS PELA EDUFU

  • A EDUFU publica obras de interesse e relevância acadêmicos.
  • Teses e dissertações devem estar reformuladas para a publicação ao público específico, ou seja aos pares acadêmicos, aos discentes de graduação, à comunidade profissional da área ou ao público específico.
  • Os originais devem vir revisados tanto quanto à linguagem quanto às citações e referências. A EDUFU recomenda que essas revisões sejam feitas por profissionais que não sejam os próprios autores, preferencialmente por graduados em letras e biblioteconomia. O estilo de citações e referências recomendado é o da ABNT.
  • Por limitações técnicas, a EDUFU não publica obras em outras línguas a não ser o português.
  • A EDUFU prioriza o acesso aberto e a publicação eletrônica. Somente obras que haja comprovada demanda pela versão impressa será publicada em sua forma física.
  • Conforme Art. 111 da Lei n° 8.666/93 a cessão de direitos autorais à EDUFU é não onerosa. A título de cortesia, a EDUFU entrega entre 10 e 30 exemplares ao autor quando há uma versão impressa.
  • Os direitos de publicação poderão ser regidos sob licenças de acesso aberto, a exemplo a licença Creative Commons, cabendo o copyright dessa edição pertencer exclusivamente à EDUFU.

PROCESSO EDITORIAL

 Os passos são os seguintes:

  1. Preenchimento dos formulários e submissão dos originais em duas vias: uma com todos os indícios de autoria ocultos e outra versão completa.
  2. Verificação técnica do enquadramento da obra no escopo da editora e do edital, além de checagem prévia da qualidade da linguagem e das citações e referências.
  3. Submissão da obra ao protocolo antiplágio mediante softwares especializados.
  4. Envio da obra a, no mínimo, dois pareceristas externos à UFU com notório saber no assunto do livro.
  5. Apreciação da obra e dos pareceres pelo Conselho Editorial.
  6. Assinatura do contrato de editorial, se a obra for aprovada pelo Conselho.
  7. Revisão interna das revisões de língua portuguesa e de citações e referências.
  8. Diagramação com tratamento de imagens, paginação e desenho da capa.
  9. Emissão de ficha catalográfica, ISBN e outros indicadores bibliográficos.
  10. Impressão de uma prova a ser revisada pelo autor.
  11. Após a versão final ser aprovada para o autor, o livro é publicado eletronicamente e/ou encaminhado à gráfica para a impressão nos casos dos livros físicos.
  12. Uma vez lançada, a obra é divulgada nas mídias sociais, enviada cópias para o depósito legal e lançada em eventos.

Importante: O processo editorial, dependendo de vários fatores, leva entre 12 e 24 meses.

PUBLICAÇÃO DE OBRAS AVULSAS

Anualmente, a EDUFU lança um edital com normas para submissão de originais de obras oriundas de pesquisas para fins de publicação em forma de livros. Nossos editais sempre são divulgados em nossa página, no campo "Acontece" e no Portal de Editais da UFU

PUBLICAÇÃO EM SÉRIES E COLEÇÕES

Para a publicação de obras nas Séries e Coleções chanceladas pela EDUFU, a editora realiza uma chamada, que é enviada aos diretores das séries e coleções, com todas as orientações para submissão.