EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE INCLUSÃO: pesquisa e intervenção

978-85-7078-299-1
Benerval Pinheiro Santos
Gercina Santana Novais

Os autores e autoras desta obra, reconhecendo o entrelançamento entre educação e culturas populares, apóiam suas proposições sobre a produção, a divulgação e a partilha de conhecimentos compromissados com o fortalecimento dos homens e das mulheres como sujeitos de decisão e com a constituição da condição permanente de humanidade desses sujeitos. Não são, portanto, Pedagogias que se constitutem sem base teórica e tampouco da ausência de olhares atentos, interessados, sensíveis e investigativos sobre as possibilidades de conhecer e de intervir no sentido da participação crítica dos sujeitos na superação de desigualdades e contrução de novos horizontes. Os capítulos se entrelaçam, distribuídos em duas partes. Na primeira, Educação Popular e Movimentos Sociais, composta por seis textos, são apresentados resultados de pesquisa e experiências sobre aspectos relativos à construção de instrumentos teóricos voltados as conhecimento de problemas existentes em nossa sociedade e às suas superações. Tem assim, como um fio condutor, a construção de alternativas - de cunho teórico-político-educacional - para superação da sociedade capitalista, excludente por essência, na qual vivemos. Nasegunda parte, Escolarização das Classes Populares, composta de sete textos, a discussão centra-se em diferentes dimensões da escolarização, expondo processos de produção, desigualdade de opostunidades para os(as) alunos(as) oriundos das classes popupalares e no anúnciode intervenções pedagógicas favoráveis a uma educação pautada na comunicação, a partir de resultados de pesquisa.

**ESGOTADO**