MI CORAZÓN ES UNA MARIPOSA... Estudos sobre dramaturgia e poesia em Federico García Lorca - Vol II

978-85-7078-351-6
Artes Cênicas
Irley Machado

O verso Mi corazón es una mariposa... pertence ao poema  “Balada triste”, e faz parte de uma das primeiras obras poéticas escritas por Federico García Lorca em 1918. [...] Entre os antigos, a mariposa é o emblema da alma, uma alma cuja purificação se dá pelo fogo, quando liberta de seu invólucro carnal, enquanto experimenta a atração inconsciente pela luz, o encantamento. Ao adotarmos o verso para darmos título a esta coletânea, nos afastamos da ideia de renúncia e nos colocamos a volutear ao redor da luz, como mariposas na busca do calor e da inspiração, “com nosso amor desconhecido, sem razão, sem prantos, na tentativa de alcançarmos o teto impossível dos céus com o grande sol por báculo”, um sol que não é outro senão a própria obra do incomparável poeta e dramaturgo, a quem dedicamos nosso trabalho e admiração incondicionais.

Esta segunda coletânea, além de revelar o crescimento e amadurecimento do grupo com a presença de novos estudiosos da obra lorquiana, traz a importante participação de duas eminentes pesquisadoras internacionais: a Profa. Dra. Jocelyne Aubé-Bourligueux, da Universidade de Nantes/França, e a Profa. Dra. Gloria Vergara, da Universidade de Colima/México.

ESGOTADO***