PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Emerson Piantino Dias
Guilherme Silva de Mendonça
Tatiana Carneiro de Resende

Este livro se destina a todos os profissionais de enfermagem, bem como aos estudantes dos cursos de graduação, técnico e auxiliar. Abordando os procedimentos básicos e essenciais para uma boa formação, o presente trabalho visa apresentar, de forma sistematizada, técnicas que sirvam como ferramentas de cuidados em saúde. Essa perspectiva tem como finalidade formar profissionais flexíveis e capazes de trabalhar com técnicas já pesquisadas, eliminando riscos potenciais que possam ocasionar agravos à saúde da população cliente/paciente, e também como fonte de pesquisa e capacitação dos profissionais.

A necessidade de rever técnicas e procedimentos emergiu quando identificamos a defasagem de algumas técnicas e a incipiente produção científica que é realizada na área de enfermagem. Atualmente, as tecnologias englobam medicamentos, equipamentos, procedimentos técnicos e educacionais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados ao cliente/paciente.

Desta maneira, a formação de nossos alunos de enfermagem e o aprimoramento dos profissionais da área deve estar em constante revisão e elaboração de sua prática, utilizando um método pedagógico transformador que resgate a atenção às necessidades do cliente/paciente na sua integralidade, garantindo cuidados de forma humanizada, eficaz e resolutiva. Pretende-se proporcionar aos estudantes e profissionais da área de saúde uma revisão contextual dos passos a serem realizados em cada técnica aqui descrita, contribuindo, assim, na produção da práxis do cuidado.

A enfermagem é entendida como teoria em ação, prática em movimento que inclui a participação, exprimindo sua tendência inata de realizar, fazer e dominar a natureza, entrelaçando todo o processo de cuidar em enfermagem.

Tenho certeza de que este livro será de grande utilidade para aliviar as dificuldades vivenciadas no período estudantil e nos momentos de dúvida de como proceder na realização de técnicas.

ESGOTADO****