QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE: questão X - sobre a mente

978-85-7078-294-6
Maurílio J. O. Camelo
Latim/Português

As Questões Disputadas Sobre a Verdade, como o autor dessa tradução ensina na introdução, é um conjunto de 29 questões debatidas no âmbito do ensino de Tomás de Aquino em Paris e o seu título é tirado da primeira destas questões, Sobre a Verdade. Debater uma questão era um dos métodos mais usuais de ensino/aprendizagem da universidade do século XIII. A mecânica do debate consistia no seguinte: um problema é posto em forma de questão; em seguida são apresentados argumentos contra e a favor, geralmente de autoridade. Os argumentos negativos, isto é, contrários à determinação ou resposta final são apresentados em primeiro lugar. O objetivo de se colocar os argumentos contrários em primeiro lugar é o de esclarecer melhor em que consistia o problema posto pela questão; por isso, na dinâmica da disputa e mesmo na leitura que hoje fazemos dessas disputas é melhor ater-se a essa ordem para melhor compreensão. Após a apresentação dos argumentos vem a determinação da questão, que é o momento em que o mestre apresenta a sua resposta. Em seguida, deve-se responder aos primeiros argumentos, contrários à solução; é um momento delicado, em que o mestre deve manejar os textos aduzidos como argumentos de autoridade e, sempre que se tratarem de textos sagrados ou de autoridades, procurará harmonizá-los, fazendo desvanecer aparentes contradições.

Tomás de Aquino é um mestre neste sistema de ensino, que é também um método de pesquisa, pois às vezes os próprios alunos eram encarregados de apresentar os argumentos iniciais contra e a favor. Todo tipo de questão que interessava à sociedade da época era passível de ser debatida segundo esse método e havia mesmo ocasiões em que essas disputas se transformavam em verdadeiros acontecimentos sociais. No caso das Questões sobre a Verdade, trata-se de um conjunto de questões debatidas no curso regular do ano letivo, depois editadas para serem conservadas em sua forma escrita.

No caso do presente texto, trata-se de um conjunto de  13 artigos, na verdade questões dentro da grande questão cujo assunto geral é sobre a mente, que é segundo a tradição agostiniana, a imagem da Trindade. Trata-se da décima questão no conjunto das questões sobre a Verdade.

Partindo da ideia de que a mente é uma potência da alma e não a essência desta, segue-se um detalhado exame de nossa faculdade de conhecer: a natureza da memória e da inteligência e nosso modo de conhecer, noções que serão amplamente utilizadas na Suma de Teologia.