RELATOS SOBRE A HISTÓRIA DA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA: FEMEC 50 anos

978-85-7078-394-3
Odenir de Almeida

A Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que completa seus 50 anos em 2015, tem muito a comemorar. Afinal, meio século de existência é uma das comprovações da excelência adquirida e do contínuo avanço técnico-científico da instituição.

Desde o início de sua criação, a engenharia em Uberlândia mostrou-se promissora, alavancando seu crescimento e promovendo a definitiva inserção da pouco conhecida cidade interiorana no que se pode considerar o círculo tecnológico do país. Atualmente, é fato que a faculdade possui reconhecimento internacional. Todo esse avanço e reconhecimento são, claramente, fruto de uma contínua jornada cujo caminho apresenta uma série de obstáculos e desafios a serem vencidos cotidianamente.

Toda a história de criação, avanços e superações da faculdade só foi possível graças ao envolvimento e esforço de sucessivas gerações de idealizadores, professores, técnicos administrativos, pesquisadores, colaboradores e estudantes.

Fundamentado em extenso trabalho de pesquisa bibliográfica e no resgate de relatos históricos, este projeto, realizado pelo Programa de Educação da Faculdade de Engenharia Mecânica (PET-MEC), tem como objetivo produzir um breve registro histórico da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU. É sabido que a caminhada de uma instituição que comemora seus 50 anos é longa, trabalhosa e conta com diversos personagens históricos. Assim, os autores deste livro têm como intuito registrar os principais acontecimentos e, como consequência, lembrar aqueles que foram marcantes para a construção desta memorável instituição.

É, pois, com orgulho e satisfação que o grupo PET-MEC apresenta este livro, tentando proporcionar a todos os alunos, professores, técnicos administrativos e interessados conhecimento a respeito da história da Faculdade de Engenharia Mecânica, instituição essa que merece o reconhecimento e agraciamento de todos.

Grupo PET da Faculdade de Engenharia Mecânica

ESGOTADO***